sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Alimentação

Estou adorando o blog "Casa de Morar" e acompanhando cada postagem. Ontem li nesse endereço sobre as mudanças na alimentação, frequência de idas ao mercado, produtos adquiridos, erros e acertos. Gostei tanto que resolvi contar por aqui o que temos feito em busca de uma alimentação mais saudável e também para economizar nessas idas ao mercado.

Ainda não achei a quantidade ideal de produtos, por vezes falta e em outras sobram alguns produtos, principalmente os perecíveis e quem sabe um dia eu consiga calcular corretamente, já melhorei muito, mas muito há para ser melhorado.

Já não comprávamos salgadinhos e bolachas recheadas.


Deixamos de comprar diversos produtos, inclusive descartando aqueles que ainda tínhamos em casa: molho de tomate industrializado, temperos prontos (caldos Knorr ou outras marcas, Fondor, Meu Arroz, Meu Feijão, Meu Bife), massas industrializadas, toddynho e achocolatados similares, sucos industrializados seja de caixinha ou garrafinha, misturas para bolos, misturas para pães, misturas para polenta, pão industrializado mesmo que integral, bolos prontos.

Substituímos por produtos feitos em casa e de preferência com farinha integral, legumes e frutas orgânicas.

O Pedro prepara o molho de tomate para congelarmos: corta o tomate ao meio, coloca em uma assadeira, tempera com sal, orégano e outros temperos que gostar, folhas de louro, alho descascado, um pouco de azeite de oliva, leva ao forno em temperatura alta por aproximadamente quarenta minutos. Retira o tomate do forno, retira a casca que a essas alturas já está solta. Pica cebola e mais um pouquinho de alho, refogando em um pouquinho de azeite de oliva. Mistura tudo e coloca no liquidificador se quiser bem batidinho ou então no multi processador para ficar com alguns pedacinhos e está pronto. Pode congelar!

Esse menino também está preparando catchup em razão de sempre reclamar que produtos industrializados tem muito sódio e recusar-se a comprar tais produtos.

Preparo o pão integral à mão ou na máquina, é fácil, rápido e indolor. Na máquina tem que colocar um pouco mais de água, pois a massa fica muito mais pesada e da primeira vez até achei que eu ia estragar a máquina e no final o pão ficou maravilhoso.

Estamos utilizando muitas ervas para temperar, cebola, alho e pouquíssimo sal.

Bolos estão sendo feitos com farinha integral, cacau em pó e ainda estamos em busca de receitas que tornem o produto final cada vez mais saudável. Meu bolo com cacau dessa semana foi um sucesso e não sobrou um só pedacinho para contar história.

Confesso que é estranho não mais precisar passar em diversos corredores do supermercado que antes recebiam minha visita, também sinto um alívio.

Sucos? Somente naturais e que não tenham qualquer conservante, até agora somente achamos de uva, então tomamos muita água e sucos naturais.

Arroz integral ou mistura multi grãos que o Pedro chama de ração e adora! Demora um pouco mais para cozinhar e a espera realmente compensa em termos de saúde.

O Nescau ou Toddy foi substituído por cacau em pó sem açúcar e no início estranhamos o sabor achando muito "amargo" ou eu poderia dizer "pouco doce", entretanto no segundo ou terceiro dia já acostumamos. 

Tomamos café sem açúcar, tanto o café puro como aquele em que é adicionado leite.

7 comentários:

  1. Não tenho dúvidas que é melhor assim, fazendo em casa e tal, porém e o tempo pra isso? E o espaço??

    Suco de garrafa, não por quê? Eu gosto bastante do suco do zaffari de laranja de garrafa, tinha um outro feito em Ivoti-RS que também é ótimo mas aquele só tem no RS. Já tentei fazer naturalmente mas era cada coisa... uma vez a laranja apodreceu, meu irmão tinha falado que era porque deixei no saco, mas pra que ia abrir se nem ia usar, abri quando fui usar.. e ok, sou pouco ou nada habilidosa nessa parte e não me orgulho disso, só tenho pouca ou nenhuma paciência para ir colocando as coisas em prática, o que tentarei mudar... aos poucos... o melhor disso é fazer na fase criança, bem que o Pedro faz.

    Tenho um amigo que é bem parecido com ele. Aliás foi a única pessoa que me convenceu a comer uma comida meio indiana durante as aulas que fazíamos, e eu ia resmungando tudo que podia e o que não podia (embora eu não resmungue, é só em casos atípicos) e depois me sentia até melhor que se tivesse comido o que antes seria minha opção favorita. Mas era meio exagerado, uma vez tínhamos uma audiência no interior dos interiores e eu fui na minha torradinha, ele não pq não pq não, comeu um negócio natureba lá que ficou passando mal até no dia seguinte e eu disse com todas as letras e bem alto “viu”, pois ao invés de comer só me criticava, já estávamos no fim do mundo, com uma baita bucha pra fazer e ele ainda vinha criticar meu único momento de paz... não, castigo!!! rs

    Esse cacau sem açúcar há bilhões de anos uma nutricionista me indicou, acho que foi lá por 2003,4..rs, assim que disse que ia procurar e nunca procurei..rs, onde que tem isso? Acho meio brabo substituir o nescau mas posso experimentar... o molho também pareceu ótimo de fazer, mas congela como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Naturale de garrafinha do Zaffari não tem aditivos químicos. O suco de garrafinha que falo é Maguary e similares que tem conservantes, acidulantes, corantes e outras coisinhas químicas. Para encontrar o suco de uva natural fiquei um tempão lendo rótulos no mercado.

      Suas respostas para tempo e espaço virarão um post... rs... escrevi por aqui mas ficou muito extenso.

      Sei, você só resmunga em casos atípicos! Você não é rabugenta!

      Tem o chocolate daquelas embalagens dos Fradinhos e tem também cacau em pó, todos os mercados tem, segundo o Pedro próximo de onde ficam os adoçantes e outros produtos ligth.

      O molho coloca em potinhos e congela, uso os mesmos potinhos que levo comida para o trabalho, pode até usar embalagens de margarina.

      Excluir
  2. Oi, sendo assim, acho que você e o Pedro irão adorar um programa da TV Novo Tempo, chamado Vida & Saúde. É bárbaro como incentivo a uma vida saudável e natural.
    O site é: www.novotempo.com/vidaesaude

    Você conhecerá, através do programa, um nutricionista maravilhoso, além de lindo. É o Dr Ricardo Vargas. Ele fez uma série chamada "Alimentação e Inteligência".

    Lá vc encontrará receitas ótimas para uma vida saudável, como vc está procurando.
    Eu, gosto de ver na televisão, mas tb pode ser seguido na Internet.

    Grande beijo no Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, acessei o site e gostei bastante desse link para vida e saúde, vou mostrar para o Pedro.

      Obrigada!

      Beijos do Pedro para você também!

      Excluir
  3. Olá, Ziula!
    Tem uma marca do RJ que tem feito sucos naturais de verdade e 'encaixotam'... rs
    Quando eu lembrar o nome, te digo. No Sul vende na rede Zaffari.
    Bem, sou vegana, então imagine como o mercado é 'pequenininho' pra mim, né?
    Faço uma porção de coisas pra poder comer.
    Um blog inspirador é o papacapim.wordpress.com
    Gostei dessa postagem, é muito bom propagandear bons hábitos.
    Abraço,
    Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei! Suco do bem!
      dobem.com.br
      E o blog acima eu escrevi errado, é:
      papacapimveg.wordpress.com

      Excluir
    2. Bia, procurei no Paraná e não encontrei o suco do bem, mas como está marcado no site de repente chega logo, por enquanto vamos usando o mixer e liquidificador, além de tomar suco de uva.

      Fico imaginando como você faz para comer, principalmente fora de casa!

      Recebo todas as atualizações do Papa Capim e adoro as dicas e receitas que ela passa.

      Abraço

      Excluir