sábado, 7 de setembro de 2013

Tempo e espaço...

Ontem quando falei sobre preparação de alimentos em casa a Adriana questionou o tempo que gastaríamos e o espaço necessário para armazenamento.

Tempo é o que sempre pensamos que não temos. Às vezes achamos que é impossível fazer isso ou aquilo por termos outras "n" atividades nos chamando.

Quanto gastamos em minutos para bater um bolo com farinha integral e outros ingredientes menos agressivos à saúde? Acreditem: apenas 5 ou 10 minutos, sendo que no começo da preparação ligamos o forno para pré-aquecimento e depois é só colocar a forma usando programação de tempo do próprio forno ou mesmo um "timer", eu uso o timer do celular para não ter mais uma tranqueira na cozinha. 

O pão segue a mesma linha de raciocício e para quem tem máquina de pão elétrica ainda pula a parte do forno e do timer ou pode tentar o pão de liquidificador para não ter que sovar.

Para cortar ao meio alguns quilos de tomates, jogar os temperos como falei ontem e colocar no forno, mais alguns minutos. Depois um tempo para refogar cebola e alho, alguns minutos. Tritura tudo com microprocessador ou liquidificador e voilà! está pronto! é só colocar em potinhos para congelar para a semana toda ou quem sabe dure até mais.
 

A tentativa pode iniciar com um pão por semana, depois um pão a cada vez que o outro acabar, o mesmo com bolo e molho de tomate/catchup.

Nesse meio tempo do assar podemos assistir televisão, ler um livro, lavar roupa, jogar banco imobiliário ou fazer qualquer outra coisa que nos dê prazer ou seja necessária. Entretanto, a maioria das pessoas prefere chegar em casa e ficar sentada em algum canto fazendo algo que seja nada, quando poderia utilizar um pouco do "dolce far niente" para cuidar da alimentação da família.

Difícil realmente sairmos da nossa zona de conforto, mas é necessário, imprescindível mesmo e após isso acontecer incorporamos novas rotinas mais significativas.

E o espaço para armazenar? É claro que não faremos molho com um saco de cinquenta quilos de tomate se não tivermos um imenso congelador, então a solução é fazer um tanto suficiente para uma ou duas semanas, afinal não comemos molho de tomate todos os dias. Assim podemos fazer com todas as coisas e escrevendo agora surgiu a idéia de congelar o leite de saquinho para não ter que buscar todos os dias, vou tentar três saquinhos de cada vez, pois o freezer do meu refrigerador é pequeno mas consegui administrar para que fique com alimentos para uma ou duas semanas apenas, então ainda há espaço.

Se alguém tiver outras idéias, compartilhe por aqui!!!

12 comentários:

  1. Olá Ziula!
    Esses dias estavamos impressionados com os valores do pacote de pão integral, com milhares de grãos que gostamos, dependendo do lugar, chega a mais de 10 reais cada pacotinho!!! Não temos máquina de pão (somente mantivemos o liquidificador), mas a idéia de fazer o nosso próprio é tentadora!
    Excelente final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicoli, lembra que antigamente a farinha integral era usada apenas pelas classes mais pobres em razão de ser considerada "resto"? Pois é, descobertos os benefícios, hoje em dia tudo que é natural ou integral é caríssimo e fazendo em casa se torna bem mais barato.

      Existem muitas receitas fáceis na internet, mas experimente o pão de liquidificador com farinha integral e acrescente todos os milhares de grãos na receita... fica delicioso!!!

      Um maravilhoso final de semana com feriado para você!!!

      Excluir
  2. Me senti inspirada no pão de liquidificador e acabei de copiar a recita secreta da sua avó Piva.
    Falta ir buscar o fermento na padaria, e experimentar essa delícia.

    Meu sogro também congela saquinhos de leite. Facilita a vida.
    Outra ideia legal, é congelar polpa de frutas naturais, em forminha de gelo ou saquinho para sacolé (sorvete)

    Você já experimentou suco de abacaxi com hortelã?
    Antes de colocar toda a água, separe um pouco da fruta batida, em forminha de gelo. Depois é só preparar porções individuais.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pão com farinha branca, ainda não experimentei com farinha integral, tem sabor de pão e textura de bolo, é simplesmente maravilhoso!

      Vou experimentar o leite e a polpa de frutas naturais também.

      Beijos

      Excluir
  3. Vou tentar!

    Mas o espaço que me referia era na cozinha... rs

    Agora, leite congelado, como assim???

    O problema que acho no congelar em pote de plástico, e falando de comida com molho, quando do descongelar ele fica com umas manchas que não saem por nada! !

    Tenho uma vizinha em poa que congela o cacetinho assim que trás do zaffari, mesmo pra comer naquele dia, diz ela que acha com mais cara de novo mas eu espero uns dias, se bem que aprendendo a fazer fica melhor e mais barato né, pois os mais benéficos pra saúde são tri caros. Eu compro no máximo cacetinho integral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao espaço na cozinha penso que não preciso responder... rs... você já viu fotos da minha cozinha, corredor com área de serviço junto... rs... então, tudo é possível!

      Não gosto de pote plástico, até já jurei por aqui que nunca mais compraria, lembra? Então, congelo em potes de vidro, mas se a pessoa só tiver de plástico não tem outro jeito.

      Congelar o leite no próprio saquinho, vou tentar fazer isso quando voltar para Londrina.

      O pão você já respondeu que é possível.

      Agora é só colocar tudo isso em prática e é o que farei logo.

      Excluir
  4. Leite de saquinho congelado?Porque? Leite em pó de boa qualidade pode chegar a ser bem melhor e não ocupa espaço. Estude a fabricação do leite em pó principalmente das grandes marcas e verificará que pode não ser tão mal para a saude, afinal todo recem nascido após o desmame passa para o leite em pó.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó só utilizava leite em pó, preparava toda manhã, fervia e deixava na geladeira. O problema todo é que quanto mais industrializado um produto pior ele fica. Estou fazendo um post sobre o leite porque lembrei de diversas mudanças que passei no consumo durante os anos.

      Abraços

      Excluir
    2. Após o desmame, ninguém mais precisa de leite... já pensaram nisso? É leite de outra espécie (que só tem leite porque teve filhote) que nós tomamos...
      Fica pra reflexão.

      Excluir
    3. Eu já ouvi sobre essa desnecessidade do leite! Continuo pensando e não sei com fazer a substituição, por exemplo, no café da manhã.

      Excluir
  5. Eu congelo purê de batata em bolas com tamanho que bastem para uma pessoa, é só colocar bem pouco leite e mais batata que funciona bem .Aí conforme a vontade, cada um pega a sua bolinha e descongela no prato e acrescenta o que mais quiser comer no dia. Vou testar com outras batatas para ver o que ocorre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ouvi falar que batata não poderia ser congelada e depois do seu comentário vou tentar porque seria ótimo ter purê já preparado na geladeira.

      Obrigada

      Excluir