quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Onde fomos parar? Na osteopatia... ou Coincidências existem...

Li todos os comentários ontem, mas não consegui responder.

Pois bem. O menino realmente precisa de um curso de culinária como sugeriu a Marina, já fizemos um em uma escola perto de casa e em razão dos valores estamos programando outros, só precisa ser devagar.

Quanto à homeopatia penso que já contei a história do Pedro por aqui e vou rememorar rapidinho. Ficou praticamente até os quatro anos e meio no hospital fazendo tratamento para a garganta e nunca foi possível operar em razão de um gânglio alterado que poderia tornar perigosa a cirurgia. Chegava no sétimo dia do antibiótico com quarenta graus de febre. Em uma noite, depois de muito rezar e pedir, encontrei um panfleto onde o Dr. Júpiter tinha ido à Cornélio dar uma palestra. Marquei consulta e em três dias o menino estava curado com homeopatia. Após essa cura teve pequenas crises e pequenos problemas que eram resolvidos pelo médico que o menino passou a amar e ainda brinco com ele que as doenças surgiam eram de vontade de ver e conversar com o Dr. Júpiter.

Dessa última vez fomos inicialmente no Dr. Júpiter. Homeopatia e nada. Depois esse mesmo médico receitou alopatia e nada. Pneumologista, exames, remédios alopáticos e quase nada. Com um pouco de tosse ainda passou a apresentar dor de estômago, tontura e dor de cabeça.

Para onde correr? Já contei ontem da moça que veio conversar comigo no final de expediente e conseguiu marcar consulta com profissional que eu não sabia a especialidade.

Chegamos hoje no consultório e constatamos que era fisioterapeuta e a primeira pergunta do Pedro para mim foi:

- O que o homeopata tem a ver com isso?

Entramos para a consulta e fiz a pergunta para o profissional que então esclareceu ter especialização em osteopatia, era um osteopata. Na minha santa ignorância quando ele falou isso pensei em "osteo", "osteoporose" e "osso", sendo que continuei a não entender nada. Depois ele explicou, mas não sei transcrever aqui. É qualquer coisa com ligar com o ser humano como um todo e quando terminar de escrever colo o que achar na internet sobre o assunto.

O Pedro foi examinado, ele falou que a vértebra C3 estava rotacionada em razão da tosse e colocou no lugar, fez mais algumas "imposições de mãos" e "apalpações", no final recomendou fosse cortado o leite e açúcar, dizendo não ser necessária medicação, nesse ponto parece que ele também pode receitar remédios homeopáticos se bem entendi.

Quando ele falou do leite lembrei do blog, lembram da minha dúvida na semana passada sobre o leite? Será mera coincidência?

Bem, o que me interessou foi o resultado. O menino já chegou em casa falando em voltar para o futebol, desceu na academia e andou na esteira, parece que animou.

Contei também por aqui que o Pedro tinha uma preocupação de quem iria cuidar dele quando o Dr. Júpiter morresse e hoje mencionou que se o Dr. Júpiter não pudesse atender poderíamos voltar no profissional que o atendeu hoje.

Então, deu tudo certo! E já diminuiu até o restante de tosse que havia sobrado. Marcamos outra consulta com outro osteopata da mesma clínica que trata do lado emocional para a semana que vem e vamos procurando caminhos.

Lá fui para a Wikipédia agora:

Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua ação centrada no doente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação acadêmica superior e treino clínico especificos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, entre elas a da manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos e articulações) para ajudar no tratamento de doenças.
 
A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still por alturas da guerra civil americana nos finais do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a sua manifestações físicas.


É considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.


De acordo com o General Osteopathic Council (Ordem de Osteopatas do Reino Unido):

Cquote1.svg A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento que tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta no facto que reconhece que a maior parte da dor e incapacidade que sentimos advém de disfunções da estrutura corporal, assim como lesões provocadas pela doença. Cquote2.svg

As terapias da Osteopatia nem sempre têm base científica e existe evidência de eficácia apenas no tratamento de lombalgias.

Como podem perceber quem procura acha e era exatamente isso que eu queria: uma solução alternativa que saísse da medicina convencional. Achei!!!

7 comentários:

  1. Hahahahaha
    Acabei de escrever meu comentário no post anterior, e agora leio esse!!!! Amei!!!! As coisas vão se resolvendo!!!!
    Não conhecia a "osteopatia", e lembrei da minha mãe, acho que tbm encontrei uma solução para ela...hehehehe

    Bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pedro melhorou muito depois da consulta e temos outra para terça, vou contando por aqui...

      Beijos

      Excluir
  2. Não conhecia a osteopatia também, mas como AMO terapias alternativas, vou procurar um para minha tendinite (será que trata?)com urgência!!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que não custa tentar! Tenho problemas nos dois braços em razão da digitação e nunca fui investigar com medo de ser indicada cirurgia, tinha também desistido da minha coluna e aceitado viver com a dor constante que às vezes nem me dou conta, mas agora estou pensando em verificar com esse profissional se tem alguma solução que não importe em tratamentos dolorosos ou cirurgias...

      Beijos

      Excluir
  3. Também não conhecia essa ramificação, mas achei ótimo ele ter se acertado e o principal, confiado no profissional a ponto de deixar como opção ao dr. preferido dele. Só isso já resolve metade do problema, a outra metade é com os profissionais.

    Agora ele voltando às atividades que gosta também ajudará a espantar qualquer mal estar. Tem que fazer o que gosta para equilibrar a parte chata da coisa, como alguma matéria, algumas pessoas.

    Quanto ao corte do leite/açúcar, ele chegou a explicar o motivo? Açúcar até nem precisa muita explicação, mas o leite, sei que existem pessoas que são alérgicas ao leite, tem pessoas que não suportam o gosto, eu gosto, tomo pouco hoje em dia, até pelos problemas que teve, mas antes disso era algo que tinha como “só faz bem”, dai cortar por completo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confiança é tudo! Terça voltamos na clínica e vamos ver o que acontece.

      Adriana, ele explicou a questão do leite e do açúcar, mas realmente não lembro. Estou comprando leite sem lactose e um docinho de vez em quando ele autorizou... vamos insistindo...

      Excluir
  4. Tenho loucura para fazer o curso de osteopatia,o que me falta é o tempo ! Na pós de ortopedia teve uma palestra com um profissional maravilhoso de São Paulo. Fiquei apaixonada.

    ResponderExcluir