terça-feira, 10 de setembro de 2013

Leite: consumir ou não consumir?

Quando eu era criança e morava em Lagoa Vermelha-RS o leiteiro trazia toda a manhã, mais ou menos às 06h00, o leite em garrafa de vidro fechada com rolha ou até papel dobrado. Minha mãe fervia o leite, retirava a nata e dela fazia manteiga. Bons tempos! Leite tinha gosto de leite mesmo e não de água ou algum produto químico!

Já adolescente morei dois anos com minha avó em Porto Alegre-RS e ela toda manhã preparava leite em pó da marca Ninho, fervia e colocava na geladeira para ser consumido até o final do dia.

Tempos depois conheci uma pessoa que trabalhava na vigilância sanitária ou coisa parecida e mostrou o leite puro de vaca passando por uma "peneira" para iniciar o processo de pasteurização e lá ficavam pelos de vaca e outras impurezas, uma nojeira! Certo! O fato é que nunca fiquei doente ao tomar o leite do leiteiro.

Depois passei a tomar leite de saquinho e quando surgiram as famigeradas caixinhas passei a ingerir esse produto em razão da necessidade de não precisar comprar diariamente, compro por vezes até para o mês. Nossa! Que prático, não é mesmo?

Pode ser prático, mas não é saudável! Aliás, muito pelo contrário, qualquer leite industrializado faz muito mal para a saúde! Qual a solução? Segundo um especialista, substituir por IOGURTE NATURAL que, apesar de ser feito de leite pasteurizado, ao se tornar outro alimento faz o caminho inverso e se torna saudável.

Estamos acostumados a consumir sem pensar e longe de mim ter a pretensão de dizer o que é bom ou não, pois não sou especialista na área, meu conhecimento é na área jurídica e mais voltada ao direito do trabalho.

Necessário, entretanto, buscar conhecimento sobre o processo de fabricação, a respeito dos malefícios que determinados alimentos podem causar, aditivos, corantes e outros produtos químicos adicionados pela indústria alimentícia para tornar o produto mais atrativo. De posse desse conhecimento podemos até continuar consumindo, o diferencial será a consciência: estaremos cientes do que levamos do mercado para nos alimentarmos.

Listo aqui alguns links que pesquisei na internet quando uma leitora sugeriu o leite em pó:

- Leite: verdades e mentiras! Nesse artigo o autor afirma que está comprovado que leite de mercado não previne a osteoporose, verdade que era absoluta para mim até então. Ainda, informa que a pasteurização destrói as enzimas do leite, inclusive prejudicando a absorção do cálcio e dos ácidos graxos. Assim, dentre outros efeitos, o leite pasteurizado causa enxaqueca, depressão, ansiedade, crises de pânico e desequilíbrio hormonal (e suas conseqüências). Muitas outras informações importantes são passadas no texto e fiquei intrigada com a assertiva de que consumimos esse tipo de leite simplesmente pela propaganda.

- Os alimentos mais saudáveis do mundo! Não fala necessariamente do leite, mas traz dicas úteis sobre os alimentos que fazem bem para a saúde de uma forma lúcida e sem radicalismos.

- Tomar leite é saudável? Feita uma análise da desnecessidade de tomar leite de vaca, entrando até no aspecto de sofrimento do animal que vê seu bezerro chorando porque todo o leite é direcionado para consumo humano. Menciona os experimentos da Monsanto para que as vacas produzam mais leite. Muitos efeitos maléficos do consumo de leite são colocados pelo autor e alguns eu sequer imaginava.

- 5 motivos para comer iogurte! Os benefícios do iogurte muito maiores que aqueles mencionados em outro artigo do próprio site sobre o leite. Entretanto, esse site é específico para laticínios e com opiniões mais voltadas ao consumo do leite.

- Se você acha que leite faz bem para a saúde precisa assistir esse vídeo!

Trago esses endereços para aqueles que tenham interesse e paciência para a leitura! Ainda não resolvi o que farei em relação ao leite e é certo que preciso de mais informações para tomar uma decisão, enquanto isso vou apenas diminuir o consumo e continuar tentando utilizar alimentos mais saudáveis.

Fiquei pensando em um teste mais radical: eliminar leite e derivados para ver se minha enxaqueca vai embora. Ainda é só um pensamento! Alguém já teve essa experiência?

12 comentários:

  1. Ziula
    Eu lhe sugeri o leite em pó,simplesmente porque sou pediatra e tenho algum conhecimento sôbre a fabricação do leite em pó das grandes marcas, porém há quem use o bordão de que o leite foi feito para vacas,o que é uma verdade,porem leites animais são consumidos desde os primordios da humanidade. Existe um livro chamado Leite alimento ou veneno que é assustador...Outras vertentes aceitam o leite e o preconizam... Enfim,cada um com a sua verdade. Cabe a nós tomar contacto com nosso instrutor interno e fazer nossa escolha. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorava comer leite em pó com colherinha e deixar desmanchar na boca... rs... simplesmente divino e nunca me fez mal.

      Confesso que ainda não fiz escolha alguma e adoro meu café com leite que tomo religiosamente ao acordar e um leite morno quando estou muito incomodada me conforta... então... ainda a pensar...

      Obrigada!

      Abraços

      Excluir
  2. Eu adoro leite! Passei um tempo sem tomar e minha rinite não deu as caras. Voltei a tomar porque eu realmente gosto e sinto falta, mas diminui bastante a quantidade.
    Tentei trocar por leite de soja mas não suporto o gosto. Leite de arroz é gostoso mas muito caro. Aquele da garrafinha "Leitíssimo" é atualmente um dos que tem melhor sabor.
    O chato é que a gente fica perdida entre essas pesquisas, no fundo, o que vale é a pessoa escolher o que for melhor pra ela e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite de soja para o meu paladar ou talvez para minha falta de costume é horrível... Nunca tomei leite de arroz...

      O jeito é continuar pensando e encontrar a melhor forma. Agora descobri o que Pedro Henrique está com sinusite, sinusite rinite e todas a ites tem que ter um fundo alérgico, não é possível que surjam do nada...

      Sei lá... pensando em conjunto quem sabe eu chegue a alguma conclusão...

      Excluir
  3. Lá em casa o leiteiro ia em uma camioneta, caindo aos pedaços, cheia de leiteiras e distribuía para a quadra inteira. Lembro que a mãe comprava de 5 litros, tinha que esperar com as nossas leiteiras vazias, acho que éramos terneiros e não crianças se pensar assim né, mas era bom. A empregada fervia e jogava a nata fora, ou de vez em quando a mãe juntava para uma avó de um primo que quando estava na cidade fazia bolachas e eram muito boas por sinal. Isso parou quando começaram a proibir e o cara não podia mais vender.

    Foi uma adaptação muito difícil, diz a mãe que eu e meu irmão muito chorávamos dizendo que não queríamos aquele leite ruim, mas não teve jeito. Eu só lembro que aquele era muito melhor no gosto. Ainda, com essa mudança acho que saquinho foi testado muito pouco, o em pó também e depois só os de caixa, até os dias atuais, entretanto com menos intensidade, até pelas coisas que surgiram, como lotes com substâncias "estranhas", que o MP está por dentro de tudo e fazendo o seu dever, mas é aquela coisa de consumir sem a mesma confiança de antes e com uma redução bem significativa. Eu comprava caixas, no mínimo 1 por mês , daquelas que vem sei lá, 12?, hoje se compro 2 unidades por mês é muito. Troquei pelo suco de laranja de garrafa, gasto mais, mas atualmente até acho melhor suco ao invés de leite. Por iogurte eu não conseguiria substituir. E o em pó é difícil de descer, ou eu que não sei fazer, pois o gosto da água sempre ficou mais predominante...

    Mas é uma questão muito, muito delicada. Outra coisa que nunca entendi é o porquê de não poder cruzar a fronteira com leite da argentina para consumo próprio. Na hora de passar na ponte era direto, se comprava e tentava levar ficava lá, não tinha choro. São coisas que não entendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolachas de nata... tinha esquecido delas... que delícia!!!

      Eu adoro leite!

      Realmente nas fronteiras a vigilância sanitária não deixam passar nenhum produto de origem animal e alguns vegetais também ficam por lá... dizem que é para a segurança do País... rs

      Excluir
  4. Até hoje não consegui ficar sem o danado café com leite. É quase o ar que respiro. Quer me torturar? proíba o leite.
    Já tentei cortá-lo por um período ou outro, mas, sem sucesso.
    Não dá nem pra dizer se fez diferença ou não. Sou bezerrinha de mamãe.

    Meu marido é cheio das esquisitices, vive me indicando o site do Dr Lair Ribeiro. Médico cardiologista e nutrólogo, famoso por suas palestras sobre o refrigerante, leite e outros alimentos.

    Eu ainda não acessei, mas se vc está buscando informações, talvez te ajude.

    Meu marido costuma substituir o leite normal, por leite de aveia que ele mesmo prepara. Ele usa a farinha de aveia, água quente e bate no mixer. Aí, adiciona o café preto e adoça com açúcar mascavo.
    Nunca provei, não sei que gosto tem.

    Atualmente procuro comprar o leite baixa lactose, mas fora de casa, é o da vaquinha mesmo.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo sentimento que você pelo café com leite e também pelo leite morno.

      Excluir
  5. Ziula, tirar o leite da minha alimentação não alterou em nada minhas dores de cabeça, a única coisa que aliviou foi nunca mais ter sinusite e o intestino regularizar, mas é só comer um potinho de iogurte caseiro e meu nariz ganha vida própria, a rinite vem com tudo e o intestino trava.

    O que resolveu de vez as dores de cabeça foi eliminar 100% açucar (qq tipo), farinhas refinadas e alimentos de alto indice glicemico, novamente, é só comer um pedacinho de qq desses alimentos e a dor vem com tudo.
    bjs
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, como curou sua sinusite, mande para mim por e-mail se puderes visagem26@hotmail.com

      O Pedro foi diagnosticado com sinusite essa semana e estou superprepocupada.

      Se eu cortar açúcar, farinhas refinadas e alimentos com alto índice glicêmico passo a comer o que??? rs... brincadeira, mas tem alguns desses alimentos que me deixam muito feliz, normal né? são preparados para isso...

      Beijos

      Excluir
  6. Eu não tomo leite (nunca) e tenho sinusite direto, basta o tempo mudar, ficar muito tempo no ar condicionado ou algo mais que ainda não descobri. Cada um funciona de um jeito né? o problema é esperar para descobrir qual é esse jeito! PS: a sua cidade é muito econômica, passei dia 08-09-13 em Lagoa Vermelha-RS, a caminho da Argentina, e almocei churrasco e comi sobremesa por total de R$4,50 (quatro reais e cinquenta centavos). Não era nenhum gourmet, era uma churrascaria na beira da estrada Vacaria-Passo Fundo, acho que BR185, em um posto de gasolina enorme de uma rede que começa com "P", acho, não lembro mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, então o leite não causa sinusite... rs...

      Tenho que descobrir onde fica o restaurante que você falou, adorei o preço!

      Excluir