quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Monitoramento diário...

Já contei que faço planilhas de anotação de receitas/despesas desde que me conheço por gente, entretanto, por muito tempo elas serviram apenas como registro e não como efetivo controle. De uns tempos para cá elas vem tendo a utilidade para que foram criadas: evitar gastos desnecessários e supérfluos, bem como espelharem o que pode ser gasto no que é essencial.

Ainda assim não estavam 100% satisfatórias. Faltava alguma coisa ou alguma espécie de monitoramento diário, pois as planilhas são fechadas quinzenal ou mensalmente, fazendo com que o panorama somente se delineasse claro após o gasto ter sido feito.

Tenho uma reserva ainda para o apartamento e despesas que se fizerem necessárias. Consigo economizar, mas eu queria mais, queria enxergar claramente o que se passava com o dinheiro no dia a dia e nem mesmo andar com dinheiro vivo por determinada época solucionou esse meu desejo.

Então, há algum tempo uma leitora sugeriu o controle dos gastos com cartão de crédito e comecei a fazer isso a partir de 14 de agosto, pois a fatura anterior parou no dia 13. Tiro os comprovantes do dia da bolsa, anoto na caderneta já separando por categorias (alimentação, farmácia, filhos, etc) e com isso passei a ter uma noção exata do que terei para pagar no mês seguinte, inclusive deixando algumas necessárias de lado e adiando a compra.

Atualmente minhas despesas estão divididas em fixas, normalmente debitadas diretamente na conta corrente, dinheiro que saco no caixa eletrônico semanalmente para pagamento da diarista e outras despesas bem pequenas, sendo que o restante é pago com cartão de crédito.

Não vou conseguir me livrar tão cedo do dito cartão, pois meu banco enviou após eu picar o cartão anterior um outro que pontua o dobro para transformar em milhas, assim nesse aspecto ficou melhor ainda.

Continuo aceitando sugestões para monitorar melhor minha vida financeira.


10 comentários:

  1. Eu mantenho uma planilha em excel, com categorias Macros e subdivisões e a alimento diariamente. Todas as manhãs contabilizo o que gastei nas últimas 24 horas em suas categorias, checando o valor que tenho na carteira e os lançamentos no extrato on line no banco. Não devo gastar mais que 10 minutos para lançar e dar uma analisada no panorama geral.
    Exemplos de categorias Macro: Renda Familiar; Casa; Automóvel; Animais de Estimação etc.
    Exemplos de subdivisões: Renda 1, Renda 2, Prêmios, Rendimentos, Prestação da casa, supermercado, combustível, ração, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa que preciso aprimorar, já comecei, vamos ver se dá certo.

      Obrigada pelas dicas!

      Excluir
  2. Para os gastos variáveis,determino uma quantia diária, e tento me manter nesse orçamento,e se em um dia gasto a mais,compenso no outro dia e assim vou indo até o final do mês. Com isso consigo um controle rigoroso,e passa a ser até um jogo divertido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do jogo! Embora eu não tenha me acertado muito com dinheiro vivo é uma opção para experimentar.

      Excluir
  3. Oi Zuila, há algum tempo estou usando o www.minhaseconomias.com.br. É gratuito, on line, pode baixar tb no celular. O que eu estou gostando é que faço a atualização em qq momento, não preciso esperar chegar em casa, abrir a planilha ou encontrar aquele caderninho. Ele tb me permite ver para onde vão os gastos e tb controlar as despesas no cartão de crédito e ter uma noção geral do gasto e "sobras". Até o momento é o que funcionou melhor para mim, cada dia experimento uma funcionalidade (hj usei a ferramenta de orçamento para algumas categorias). Acho que esse trabalho de controle está em constante aprimoramento... até recentemente eu mal controlava as contas, agora já sei para onde vai o dinheiro e começo a fazer um orçamento... em breve quero tentar cortar algumas coisas (vc já faz tudo isso, né? hehehe, mas para mim é "novidade").

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayris, já tentei esses programas e certa vez perdi meu controle, sorte que estava começando a usar, então consegui recuperar no papel mesmo.

      Acho que sou antiga... gosto e confio no papel... rs

      Sei que preciso passar para outra forma, vamos ver se consigo.

      Tem muita coisa que eu faço já meio no automático, logo preciso aprimorar mais, por exemplo, eu não tinha idéia de que ia vinte e três vezes ao mercado em um mês comprar coisas para a casa, constatei há pouco... então preciso diminuir e monitorar melhor.

      Excluir
  4. Contas fixas não tem muito o que fazer, ver a necessidade, ver se tem como negociar um valor melhor (algumas tem) e quando vem a fatura, confiro se está ok (já aconteceu de vir errado) e coloco no agendamento do meu banco para na data efetuar o pagamento.

    Dinheiro em espécie uso muito pouco e o que uso tento pegar recibo para um controle. Inclusive esses dias um efetuou um serviço, paguei e na hora de assinar o recibo fiz preencher tudo conforme deveria e ele "mas não estou acostumado", dai não teve jeito, teve que "acostumar".

    Para o resto e inclusive despesas pequenas uso o cartão também para ganhar pontos (milhas ou produtos). É uma maneira mas das que temos que ter muito cuidado, se bem usado ele pode ser um aliado, dependendo até pagando com cartão se paga menos que pagando em dinheiro, como alguns cinemas ou shows. Mas tem que acompanhar no mínimo semanalmente. Eu vejo pelo aplicativo no celular e outras vezes no computador. E não tenho nada parcelado ali, se um mês passar do que deveria no outro já vou saber onde foi o problema e reduzir.

    Só em viagem para o exterior que prefiro não usar o cartão, pois com IOF e sei lá mais o quê o controle foge bem fácil. Dai é levar um valor "x" e dividir esse valor pela quantidade de dias, quando não se usa em um no outro dá pra fazer uma coisa melhor ou, se usa, no outro uma reduzida, mas tentar não usar outro valor que não o levado. Até levo o cartão (seria por cautela mas se formos ver de cautela não tem nada, pode ser até pior..rs) mas tento não usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto de usar dinheiro em espécie, alguma coisa me diz que não funcionou para mim a experiência de alguns meses que fiz.

      Ainda penso no sistema de envelopes, vamos ver se consigo implementar algum dia desses.

      Cartão no exterior e para compras em dólar é furada...

      Excluir
  5. Meu monitoramento diário, quase não se faz necessário. Falo por mim, porque não interfiro nos gastos do meu marido, desde que seja com pequenas coisas. Fico de ouvido nos pedidos do meu filho, dou palpite e conselho para que nada seja comprado sem necessidade.
    Dias atrás, fiquei muito incomodada com o tanto de produtos da Natura que ele adquiriu com a avó, para presentear a namorada no aniversário. Dei uma de intrometida, pedindo para diminuir o tamanho do presente. Com certeza ele achou que eu estava com ciume ou inveja. Se fosse eu, atualmente, dividiria os produtos para várias ocasiões.
    Mas, o dinheiro é dele e não prolonguei o assunto.

    Procuro exercitar o dia-a-dia com atitudes pessoais. Confesso que tive uma TPP (tensão pós pagamento). Deixei meu marido ir sozinho pagar as contas. Não saí de casa nos primeiros dias do mês, exceto para trabalhar no Ateliê.
    Lógico que ele achou que eu estrava doente. Pelo menos com cólica.
    Dispensar o mate-shake mensal, que eu adoro. E deixar de "ganhar" umas coisinhas?

    Enfim, a primeira semana passou. O saldo bancário já baixou, e tudo voltou ao normal. Seguimos em frente, economizando, protelando projetos, fazendo artesanatos, aceitando encomendas e...tocando o barco.

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a tensão pós pagamento...

      Quanto aos outros podemos expor o que achamos, mas infelizmente não podemos exigir que façam como a gente, não é mesmo?

      Excluir