quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como é difícil conviver com condomínio...

Ontem à noite tivemos mais uma assembléia do condomínio onde moro. Gente! Como é difícil! Como as pessoas são diferentes! Como algumas pessoas nãos sabem tratar o próximo!

Só para começar a reunião um advogado virou para onde eu estava sentada e começou a perguntar em voz alta:

- Tem um quarto sobrando na sua casa? Desse jeito não dá, o "peso da sua caneta" está acabando comigo! - referindo-se às decisões que tomo no trabalho.

Fingi que não ouvi, fiquei atrás de outro vizinho e nem dei continuidade à conversa.

Voltei com enxaqueca da reunião, fui ofendida por um proprietário porque votei para que fossem feitas melhorias em diversos locais e isso acrescentaria R$ 75,00 mensais por doze meses no condomínio, aliás essa nem foi a proposta aprovada. O que são R$ 75,00 para quem mora em um local supervalorizado e comprou imóvel da segunda melhor construtora de Londrina segundo as pesquisas, não obstante seja um imóvel pequeno?

Compreendo a dificuldade das pessoas, mas uma mulher gritava que a filha não tinha tv no quarto e, portanto, não poderiam ser compradas televisões para os salões de festa! Outro dizia que a academia não poderia ser melhorada porque o apartamento dele não estava com todos os móveis!

Ok, ok, não critico a opinião e todos tem direito de pensar exatamente o que querem pensar, entretanto, são 184 apartamentos e 184 condôminos com direito à voto, pensando eu que as propostas deveriam ser votadas sem ofensas.

Os que votaram pelos R$ 75,00 foram ofendidos por dito morador que gritava, literalmente gritava: 

- Classe A!!! Vão morar no Heritage!!! Aqui não somos ricos!!!

Quando eu estava saindo esse mesmo morador gritou:

- Lá vai a rica!!! Lá vai a rica!!!

E uma outra moradora, da mesma turma, gritou:

- A rica está indo embora!!! A rica está indo embora!!!

Simplesmente surreal o que aconteceu. Nem eu estou acreditando que precisarei conviver com essas pessoas e mais apavorada ainda porque dizem que os iguais se atraem e isso me faz perguntar o que tenho em comum com eles, porque estou criticando esse comportamento deles?

Decepcionada com a falta de respeito que as pessoas tem com a democracia, com o direito de votar e decidir da maioria, inclusive estavam querendo que não fosse feita votação e no final o que a maioria queria foi aprovado, embora com um valor menor e com menos benfeitorias de imediato. Mesmo assim continuou insistindo dito proprietário que não se curvaria à assembléia e depositaria o valor do condomínio em Juízo.

Lastimável a situação e a falta de respeito!

12 comentários:

  1. Meu bem, você precisa de muita proteção divina.
    Com todo esse minimalismo, você ainda causa inveja e antipatias?
    Que chato e cruel o morador que ficou te provocando!

    Se ele se ocupasse em analisar que o valor nem é tão alto assim, em relação aos bons clubes, academias de ginástica, lazer para a família, veria o benefício que teria. Além de valorizar ainda mais o local onde mora.

    Uma vez ouvi na TV, alguém dizer que: " Não há nobreza maior do que realizar um sonho coletivo."
    Mas como vc não é política e nem a síndica, não se entregue tanto!
    Vai se indispor com gente que não conhece? A classe não está na grife das roupas ou no modelo do carro. Está dentro da pessoa. E lá, é bem mais difícil de enxergar.

    Ainda há pessoas que discriminam uma mulher independente, bem sucedida, livre, bonita, feliz...
    Para certas pessoas, isso é inadmissível. Tanta coisa boa para uma só pessoa!!!!
    Quando disserem: lá vai a RICA, aceite e sorria. É verdade, vc é rica mesmo.
    O dinheiro não importa, mas vc é rica de providências divinas, de infinitas bênçãos.

    Gosto de você!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, bom dia! Isso me fez pensar ainda mais sobre o consumo consciente e como as pessoas perdem o equilíbrio pela desorganização financeira.

      Beijos, também gosto de você!

      Excluir
  2. Nessas reuniões de condomínio sempre saem brigas, nem vale a pena esquentar. Tem alguns vizinhos que definitivamente não têm educação (tinha uma assim no meu prédio, a sorte é que era alugado e se mudou) e o que nos resta é abstrair para não ficar criando clima, desde que dê para abstrair, tem casos que temos que brigar em igual tom para adquirir respeito.

    No meu nem participávamos dessas reuniões porque não valia a pena faltar aula da faculdade para ouvir abobrinha. Quando tinha votação de algo importante, como uma vez que uma senhora que tem 3 apartamentos ali queria porque queria que pintássemos o prédio de azul e rosa, dai tivemos que ir.

    Uns anos atrás sim que tive participação mais ativa nessas reuniões, arranjando briga com vários e até batendo boca, coisa que não sou de fazer mas nesse caso era o único jeito. O síndico queria a contratação de um profissional de uma forma que poderia nos trazer problema, dai começamos a brigar e nossa discussão não terminou na reunião e sim no elevador quando ele desceu no andar dele.

    Depois, ano passado, nem fui pois saí tarde do trabalho. Nesse dia teve votação e a síndica foi a minha vizinha de garagem e votaram para que eu fosse a sub, ficando condicionado a aceitar ou não. No outro dia ficavam dando parabéns e eu não sabia o motivo, dai que veio o ex-síndico, que brigamos até no elevador e foi apertar minha mão.

    É uma coisa que sempre vai ter briga (eu apesar de bom relacionamento com a síndica e sendo subsíndica já requeri a releitura do gás e já teve “mimimi” da parte dela, embora outros moradores responderam dizendo que também acharam errado e também querem a releitura, ninguém pensa igual. Entretanto nada justifica a má educação, o desrespeito. Mas tem gente assim mesmo, e em qualquer lugar. E, com base na que morava no meu prédio, chiava por tudo. Mas era a primeira a usar as coisas, salão de festas. Eu desde 2001 nunca usei aquilo, tamanho meu gosto por reuniões e festas...rs, mas se tinha que pagar algum conserto ok, sempre pagamos. Aquela chiava e chiava. E usava. USAVA. A ponto dos amiguinhos dela jogarem cigarro no chão da garagem direto, nem pra varrer. Lá sempre foi festa estendida. Não precisavam nem limpar. Falta de educação é algo triste. Eu teria vergonha e limparia, mas aquela se achava no direito de fazer o que bem entendesse. Só na hora do dever de pagar/fazer dava as chiadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, há muito eu não gritava, mas quando ele gritou comigo revidei no mesmo tom para não deixar a coisa ainda pior. Complicado! Tentar impedir uma votação porque discorda da proposta é uma afronta em relação a todos que estavam presentes. Imagine que a moça que estava coordenando a reunião ameçou tirá-lo do local.

      Só não dá mesmo é para deixar de participar.

      Excluir
  3. Bueno! Sempre soube que morar em prédio tem este senão - o tal de condomínio, na maioria das vezes, uma baita dor de cabeça para este pequeno mundo (os moradores do prédio) e lendo este chasque consigo deduzir o motivo de muitas vezes os moradores do prédio não terem vizinhos. Aliás, vizinhos tem, mas, por causa deste tal de condomínio, as pessoas andam, vão e vem, se cruzam como estranhos dentro do prédio onde moram.

    Nunca passei por isso. Nunca passarei por isso. Mil vezes, com as desvantagens que se possa ter, mas morar numa casa, da gente, é muito melhor, pois, com certeza, esta tua enxaqueca, eu e minha família não passaremos por morar numa casa...... E o que mais dói é a falta de educação das pessoas e podes apostar, esta falta de educação vem de pessoas que NÃO TEM EDUCAÇÃO FINANCEIRA e podes apostar também, são pessoas que estão no seu limite ou no limite estourado da sua própria falência (insolvência financeira).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdemar, moro há muito em casa, somente agora tendo mudado para apartamento e é difícil mesmo a adaptação em relação às decisões coletivas, embora eu ache uma experiência válida, além de ser mais econômico quando precisa alguma melhoria.

      Educação financeira deixa as pessoas mais calmas, quem sabe um dia todos cheguem em um patamar onde dinheiro deixe de ser problema porque foi gasto sabiamente.

      Excluir
  4. Sempre achei q pessoas com padrão economico elevado tivessem tbm uma educação elevada,mas pelo visto n investiram neste fator, q falta de elegância e respeito pelo proximo,depois eles querem ser respeitadissimos mas quando chega a sua vez de demonstrar respeito tratam os outros desta forma.Vc tem todo direito de querer o aumento, mas isso n quer dizer q seja atendidam a maioria vai decidir,agora o q essas outras pessoas fizeram por discordar de vc é muito baixo é o reflexo da sociedade em q vivemos , infelismente a sociedade esta assim e de vez em quando a gente sente na pele,outros pegam patadas muito maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinheiro definitivamente não é sinônimo de educação e falta de dinheiro também não significa que a pessoa não tem berço! Costumo dizer para as crianças que todos devem ser tratados bem, quando a diarista chega eu a abraço, beijo e agradeço pela ajuda. Temos que tratar bem cada pessoa que passa pelo nosso caminho. No trabalho procuro agir da mesma maneira.

      Ainda acredito em uma mudança das pessoas no sentido de tratarem o próximo como gostariam de ser tratados.

      Excluir
  5. Eu nem vou nesses lugares sabia? No meu prédio eu nunca fui na assembléia, eu odeio ser mal tratada e hoje em dia vivemos em um mundo aonde as pessoas ão sabem seus limites e vivem adentrando nos limites de outras e assim acabam ofendendo... é péssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, comecei a participar agora que o apartamento é meu e não vou desistir.... rs... afinal existem muitas discussões que são do meu interesse e se pessoas desse tipo me afastarem terminarei por delegar à eles decisões sobre onde moro, mas que é estressante isso é!

      Excluir
  6. Pior é o meu caso: Fui morar em casa e fizeram aquela coisa de colocar guarita na rua, cercadinho, segurança, "condomínio de fato", e o povo boçal acha que está se mudando para um condomínio mesmo!. Chegou ao ponto do síndico (diga-se de passagem condenado pelo TCU por irregularidade de contas) dizer que era mais barato invadir a APP da beira de rio para construir refeitório para os funcionários do que comprar um terreno específico para isso, Até que chegou a intimação do Inquerito Civil Público do mpf, sob pena de multa de 1 milhão.....AMO MEUS VIZINHOS! (não).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu descanso acabou com essa transformação em "condomínio". Cada um que aparece na vida da gente...

      Excluir