domingo, 22 de setembro de 2013

Delegar... funciona?

Por sugestão da Adriana resolvi delegar algumas tarefas quando viajei semana passada. Bem, algumas estou sendo generosa comigo mesma, basicamente terceirizei duas importantes e que precisavam ser realizadas de imediato.

Solicitei ao pai do Pedro que buscasse o raio-x e levasse o menino ao médico. Ele quarteirizou para a tia e tudo foi feito. Diagnóstico de sinusite. Tratamento que terminou ontem. E a tosse horrorosa continua. Penso em tentar um alergista e quem sabe a tosse deixe minha casa!

A geladeira não estava funcionando e pedi para o Vinicius, namorado da minha filha, encontrar alguém para o conserto a fim de que não ficassem a semana toda sem geladeira. Cheguei na sexta-feira à tarde e lá estava a geladeira fedendo com comida estragada.

Procurei no google "conserto geladeira Londrina" e encontrei um telefone qualquer. O rapaz chegou em seguida, olhou a geladeira e disse que era comum em mudanças de temperatura o gelo trancar a saída de ar frio, então bastava deixar a linda desligada pelo período de vinte e quatro horas e tudo voltaria a ser como dantes no reino de arantes. Ele tinha razão e a Izabel falou que a famigerada está funcionando, informação prestada por telefone pois estou em Cornélio.

O valor que o rapaz cobrou? Apenas R$ 30,00 pela visita. Confesso que acho difícil encontrar pessoas honestas assim, considerando que se ele dissesse que o motor estava queimado eu não teria como contestar por falta de conhecimento técnico.

No meio de tudo isso tenho um novo velho projeto a partir do início de outubro, logo posto por aqui considerando que é sempre ótimo ter objetivos definidos.

8 comentários:

  1. No inicio é difícil mesmo, pois quem ficou responsável estava acostumado a não fazer aquilo e até pegar o jeito. .. e outra, para atividades "terceirizada" dar certo tem que haver fiscalização, "in casu" pode ter sido o fornecimento do telefone do cara rs.

    Eu tenho todas essas "ites" e sempre me recomendaram ir no alergolo, mas nunca fui.

    Já foram no mesmo médico pra informar que a tosse continua? Tem alguns remedios que funcionam com uns e com outros não. Uma vez eu tava com um ataque desses mas tinha inchado meu olho. E eu precisava ir em uns locais onde estava p. Da vida com o inchaço. Umas colegas recomendaram um remédio que todas falavam maravilhas. Pra mim o negócio não fez nem cócegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem queria procurar telefone... rs... queria dizer "conserte-se geladeira" e que ela aparecesse funcionando... rs... se precisasse procurar o telefone, faria como fiz... já ligaria! É difícil...

      Agora vamos curar com osteopatia e manter a fé!

      Excluir
  2. Já ouviu dizer que: "Se precisar de um favor, peça para quem NÃO tem tempo"?
    Funciona por aí. Não dou sorte em delegar as coisas. Prefiro eu mesma fazer. Mas, quando não tem outro jeito, já nem espero grande coisa.
    É difícil se surpreender com um bom resultado.
    Parece que antigamente não era assim???

    E quando vc marca hora no cabeleireiro, crente que será atendida pela dona, que é sua preferida, e ela te passa para a auxiliar?
    Aí a surpresa é geral...ou vc odeia, ou ama de paixão.

    Ziula, participar do seu blog, para mim é uma terapia.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, temos algo em comum e sinto dizer que me sou controladora, mas penso que as coisas somente funcionam como que quero quando eu mesma faço.

      Beijos

      Excluir
  3. Olá...adorei o famigerado, me remeteu a um conto que adoro, do Guimarães Rosa. Delegar funciona sim, principalmente se o "receptor" é parte interessada no assunto, ou seja, se não for executada a tarefa, também ele será atingido ou prejudicado. Delegar, eu acho, é um exercício de humildade. É transmitir poder a outrem, abrir mão do controle quando temos a ilusão de que damos conta de tudo- todo o tempo- a todo custo. E é bom para a outra pessoa também, porque ser convidado/convocado a participar não deixa de ser um ato de confiança. Delegar ou pedir ajuda eu acho que tem assim um toque de despojamento, de simplificação da vida.
    Quanto à tosse persistente, gostaria de sugerir que leve o Pedro a um otorrinolaringologista; por experiência própria descobri nesse especialista que a causa de minha tosse era um refluxo gástrico, sintoma que não raro acomete as pessoas, absolutamente curável. O ácido do estômago atinge em pequenas doses a mucosa da garganta, irritando-a muito,trazendo a tosse. A gente não percebe o que está acontecendo... Aqui entre nós, acho importante que seja diagnosticado, para não danificar, com o tempo, as vias aéreas. O Otorrino nesse relato de tosse geralmente pede que seja feito um vídeo da garganta, exame indolor e rápido; vc pode pedir que seja feito via oral ( menos incômodo que por via nasal), o laudo costuma sair na hora.
    Tudo de bom. Lourdinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdinha, adoro a palavra "famigerado"... não é um palavrão e ao mesmo tempo indica minha indignação com certas coisas!

      O problema de delegar é encontrar a tarefa não realizada... enfim, quando fazemos temos a noção exata do tempo em que ficará pronta. Preciso deixar de ser controladora!

      Estou tentando o osteopata e caso seja necessário seguirei sua sugestão, obrigada!!!

      Tudo de bom para você também!

      Excluir
  4. Bom Dia Gaúcha! Em relação ao rapaz que veio ver a tua geladeira, tenho pra te dizer que os honestos sobrevivem no mercado onde estão inseridos, pelo simples fato de a notícia ruim voa no mínimo dez vezes mais que a notícia boa....

    Então, o desonesto não vai longe. Logo, não é o caso deste profissional que conserta geladeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou até anotar na porta da geladeira o telefone dele... rs

      Excluir