terça-feira, 24 de setembro de 2013

Como adoecemos...

Já sabem porque não postei ontem, não é mesmo? Sem internet novamente e a Net pela terceira vez me deixa longe do mundo virtual.

Reclamei da ida obrigatória à Curitiba e a Adriana até brincou por aqui que eu não deveria reclamar disso. Concordo quanto à cidade, é linda, tem muitas atrações turísticas, ótimos restaurantes, cultura por todos os lados, enfim, é maravilhosa para turismo, só isso! E essa é a opinião de quem morou no local por quatro anos e meio, devendo ser levado em consideração que trabalhei muito por lá e o aproveitamento de tudo que oferece ficou prejudicado.

Bem, oito horas diárias de curso durante uma semana e vou manter a elegância quanto ao conteúdo, afinal é preciso e recomendável.

Enquanto lá estava o serviço na Vara do Trabalho não parou, os processos continuaram andando e quase tudo precisa passar por mim com sugestões que posso acatar ou não. Juiz auxiliar em férias. Doze servidores trabalhando durante uma semana sem que houvesse alguém para fazer retornar esse serviço para a Secretaria.

Segunda-feira cheguei e havia cinco audiências UNAS - recebe a defesa, ouve testemunhas, verifica outras provas e termina por marcar outra data para a sentença caso contrário o tempo não será suficiente. Ainda, a pilha da foto abaixo para analisar, mais 261 processos digitais para despachar e 72 processos para proferir decisões em execução e conhecimento, as chamadas sentenças.


Foi ruim? No final do dia concluí que foi ótimo. Cérebro completamente acelarado, raciocínio que obrigatoriamente tem que ser rápido e às 19h00 entra na minha sala uma servidora para verificar alguns processos que não estavam na prateleira e já estavam atrasados. Problema resolvido, olho para ela e sinto uma intuição.

- Escuta, preciso de um profissional para o Pedro. Você o conhece e não há remédio alopático no mundo que vá curá-lo! Agora mesmo ligou dizendo estar com dor de cabeça e de estômago, queixando-se disso desde ontem quando a tosse começou a ceder. Ele não doença física alguma!

- Eu sei, eu sei, estava pensando exatamente nele e tem um profissional assim e assado, vou tentar conseguir um horário.

O pensamento estava tão acelerado que sequer consegui prestar atenção na especialidade do profissional, somente sei que temos horário marcado para hoje às 17h00.

A intuição de nós duas estava correta. Cheguei em casa com uma pizza de uma promoção beneficente e as crianças ficam rindo de mim quando digo:

- Adoro a energia dessas comidas de promoção beneficente! São feitas com tanto amor e dedicação! Só podem fazer bem, mesmo que não nutricionalmente adequadas!

Comecei a brincar daqui, dali. O Pedro sentou na sacada para conversar no intervalo das tortinhas individuais que estava assando.

- Não sei porque tenho branco nas provas. Hoje na prova de matemática parecia que eu não sabia nada. Fiz toda a prova, apaguei. Fiz de novo e quase no final do tempo vieram todas as respostas certas.

E assim foi sem parar de falar. De repente conclui:

- Sabe que eu não passo mal quando estou fazendo algo que eu gosto? Passa todo o mal estar!

BINGO! Mesmo concentrando toda a atenção na matraquice do moleque lembrei que ele quebrou o braço no futebol, parou o futebol em razão da lesão, ficou com medo de voltar e se machucar de novo - só pode ser isso! - começou com a tosse. Tosse controlada e agora dores de estômago e cabeça!

A questão por aqui penso que não é mais um alergista ou otorrino. Ultrapassou o mundo físico! Vamos ver o que o profissional de hoje constata!

Seis e trinta da manhã hoje e ele não quer levantar, está cansado, sai xingando que não tempo para mais nada, nem mesmo para preparar o lanche. Quer que prepare o lanche? Não dá tempo! Então, a partir de amanhã vamos organizar o lanche, ok? Quer comprar na escola? Lá é nojento! Vou providenciar alguma coisa em casa para solucionar o impasse, ok?

- Estou cansado, estou cansado! Muita lição, muita coisa para fazer! Fico feliz cozinhando! 

Como tirar da escola e deixar cozinhando? Óbvio ululante que é impossível, mas deve haver alguma outra opção.

Alguém gostaria de dar um palpite?

14 comentários:

  1. Ziula, eu vou dar palpite como Marina, ok? Então, eu entendo que a gente faz bem o que gosta de fazer, mas é justamente por fazermos também algumas coisas que não dão prazer que nossa vida anda. Comigo é assim, pelo menos. Só dá pra eu fazer o que gosto porque faço um monte de coisas chatinhas que me permitem manter a minha vida funcionando. No fim das contas a gente tem que tentar fazer o que gosta e ter uma vida com atividades prazerosas, mas uma parte considerável da vida inclui coisas chatas. Será que o Pedro não tá chegando naquela fase da vida em que agente se desilude um pouco com a realidade das coisas? Porque existe uma distância grande entre o mundo como a gente imagina que é e o que ele é de verdade... e como o Pedro parece ter uma sensibilidade incomum, essas coisas não passam em brancas nuves pra ele, né? Impossível mesmo tirar da escola e deixar coInha, mas provavelmente possivel encontrar um curso de culinária que ele possa fazer, nem que seja o mascote da turma, né?

    Quanto aos médicos, passe por especialidades diferentes se precisar... sei que isso é bastante criticado, mas minha mãe passou bem mais de um ano sentindo-se muito mal e só depois de muita romaria de consultório em consultório descobriu o motivo de uma série de sintomas que a incomodaram bastante. Outra coisa a considerar, se nada disso funcionar, são aspectos mais subjetivos que possam dar origem aos sintomas.

    Enfim.... acho que tudo vai se ajeitar aos poucos e descobrirão soluções. Tem muita tentativa e erro nesse processo, né?

    Bjo grande pra vcs tosos aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, você tem razão, penso que ele está passando pela frustração do tempo que está atacando a maioria das pessoas, quando vemos já é segunda e olhamos novamente e já é sexta... é preciso muita organização!

      O problema que estamos encontrando no curso de culinária é o valor de cada curso, estou pensando em outras alternativas...

      Agora o osteopata que vai atender o Pedro também verifica a parte psicológica, vamos lá na terça e depois conto o final da história ou o caminho que ainda precisa ser seguido.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu quando vou à Curitiba fico imaginando o quão bom seria morar lá, mas é uma cidade que definitivamente não me quer, até meu irmão quis mas eu não, vou começar a fazer cara feia se tiver que ir pra lá, vá que...kkk

    Sabe que eu prefiro esses processos papéis, sinto saudades de quase arrebentar meus braços, de olhar para pilhas semelhantes com a das fotos e sugerir para os colegas fazermos um muro para não nos olharmos mais, isso aos poucos está acabando, que triste.

    O Pedro saiu do futebol? Mas como ? Assim só vai receber proposta do grêmio.. eu se fosse ele dava um jeito de voltar, não dá para nos abalarmos ao primeiro obstáculo e parar, tudo bem que ninguém quer quebrar um braço ou coisa assim e fica com medo, mas meu irmão já quebrou o braço quando estava correndo na redenção e na semana seguinte que tirou o gesso já estava na academia levantando aqueles ferros... eu quase pedi um DNA rs

    Quando a gente faz coisa que gosta realmente passa rápido, mas pra isso tem as coisas que não gostamos e tem também até gente que não gostamos que precisamos conviver, ele deve ter a turminha dele do colégio né? Acho que é se fortalecer ali, brincar com eles, deixar um pouco de ser mais adulto que um adulto que por vezes parece que ele é, depois vai sentir falta... eu se pudesse voltar atrás nem pensava, mas não é assim né, então aproveitar enquanto pode.

    Matemática tem séries que é bem difícil, eu precisei de um prof. Particular lá pela 6 série, talvez aumentar as atividades dele, se ficar só em casa após a aula deve ser como uma pessoa que se aposenta que não raras vezes ficam doentes e tal, tem que se manter ocupado, assim não pensa bobagem, deve ser o mesmo então com criança. Eu não sei nessa época, mas quando eu era, colegas iam assistir filmes em casa, iam jogar videogame, hoje em dia com essa virtualidade me assusta um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá vai mais uma confissão: fiz concurso no Paraná justamente para morar em Curitiba... rs... um pequeno engano, mas no final mais benefícios do que prejuízos...

      Adorava processos de papel, mas hoje já tenho dificuldade para lidar com eles, inclusive determinei que fossem todos hibridizados a partir de primeiro de outubro... vamos ver no que dá!

      Semana que vem vou levá-lo de volta par ao futebol! De qualquer jeito!

      Como tem tantas coisas chatas para fazer e somente depois podemos fazer o que gostamos, para você ter uma idéia somente hoje consegui moderar os comentários e ler com mais calma! Queria poder fazer isso todos os dias porque simplesmente adoro!

      Mais um problema que ele está tendo: resistindo a fazer amizades em Londrina! Mais uma situação para encontrar um caminho!

      Excluir
  3. Homeopata e psicólogo.
    Dupla infalível!!
    Acredito que TODAS as doenças tem fundo emocional, até o resfriado que pegamos é baixa imunidade, que tem causa emocional.
    Um bom homeopata cura todas elas.
    Mas tem que achar o certo.O que vai olhar para ele, identificar e tratar para que ele nunca mais tenha este tipo de problema.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acredito demais em homeopata e terapia nunca fez mal para ninguém, só estou esperando a consulta com o segundo osteopata para decidir um caminho.

      Obrigada!

      Excluir
  4. Homeopatia com certeza ;e o mais indicado para o seu filho,pois o m;edico vai fazer uma avaliacao global em que tudo vai ser importante para encontrar o medicamento certo. Para a homeopatia a doenca ;e o caminho final de um desequilibrio da energia vital que iniciou no desequilibrio das emocoes. Emocoes como medo,raiva,ressentimentos,insegurancas, desequilibram a energia vital,tornando a pessoa mais suscsptivel as agressoes do meio ambiente,como contacto com virus,mudancas de temperatura etc. Uma vez que as emocoes se equilibram a imunidade tende a melhorar. Homeopatia ~e tudo de bom. Existe uma ligacao muito importante entre o medico e o paciente,uma ligacao fundamental para que o medico encontre o remedio certo. Procure um m~edico homeopata e veja se o Pedro se sente bem na relacao com esse m;edico,pois na consulta homeopatica,quanto mais o medico conhece o paciente,quandto mais e o paciente se coloca,maior a chance de encontrar o rem;edio certo. ;E um caminho maravilhoso,uma nova e antiga forma de relacao medico paciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homeopatia é maravilhosa mesmo, foi o que curou o Pedro depois de ficar quatro anos e meio doente. As pessoas dizem que a homeopatia demora para fazer efeito, mas no caso dele foram apenas trës dias. Agora é que ele está um pouquinho resistente ao tratamento, espero que logo passe.

      Excluir
  5. Oi Ziula tudo bom? Acho que essa idade é cruel mesmo, mas talvez voce pudesse mostrar a ele que pode se aperfeicoar nessa area, culinaria, mas para isso tambem precisara por coisas chatas e tera que estudar e que precisa do portugues e da matematica pra tudo, ate da geografia, de onde vem os ingredientes etc. Mas eu tambem tem o lado medico, eu ja trato meu filho e eu mesma com antroposofia e funciona muito bem porque tem a visao do ser global, de repente ajuda nessa etapa dificil. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, as coisas estão se ajeitando e realmente a adolescência é uma idade bem difícil para todos, tenho conversado muito com ele, penso que logo passa ou pelo menos espero que isso aconteça.

      Obrigada pela dica! Bjs

      Excluir
  6. Eu tenho vivido um conflito parecido com o do Pedro...trabalho em área diversa à faculdade que estou fazendo, este semestre começou meu estágio, a faculdade mudou o esquema de avaliações (está mais difícil garantir nota)....durmo pouco, e aqui em Sampa, perco muitas horas no trânsito ( trabalho/estudo na Zona Sul e moro na Zona Norte)...muitas vezes, meu corpo reclama: o cansaço, a rotina cansam....e saber que tenho mais um ano e meio nessa rotina tbm...rsrsrsrs
    A alma quer ser livre, eu realmente quero me dedicar à minha futura profissão ( hoje não posso, porque não compensa sair do meu trabalho atual e começar outro para ganhar menos ainda do que ganho...). E a alma quer viajar, conhecer lugares diferentes, pessoas diferentes, quero me dedicar ao Inglês como se deve (perfeccismo tbm é um problema, porque qro fazer td certinho nos mínimos detalhes...reconheço)....mas ainda tenho esse 1 ano e meio pela frente, um ano e meio de muuuuita disciplina...e sem esse caminho percorrido, volto à estaca zero....é uma questão de planejamento de metas...
    Eu entendo o Pedro, mas tem coisas que não tem por onde correr mesmo...são necessárias...
    Gosto de olhar pelo aspecto positivo para ajudar: pensar que já cursei mais da metade, que o pior eu já passei, que o ano passa rápido, e que não preciso levar a vida a "ferro e fogo", que posso dar umas escapadas, programar uma viagem de final de semana para um destino perto, e que td já está dando certo, é só uma questão de tempo...
    Aceitar o que temos agora, agradecer por isso, eu sei é difícil ( quero um carro novo, quero meu diploma, quero meu apto logo...) mas, sem passar pelo necessário, não tem como....
    É chato isso, ainda mais qdo se é adolescente, e é sensível...mas concordo com as meninas, fundamental não levar a vida tão a sério...descontrair é ótimo e continuar a fazer as coisas que gostamos, mesmo que seja em pouco tempo disponível e da forma que podemos...
    Sem dúvida nenhuma: homeopata e psicólogo são excelentes!!! Ontem mesmo fui na minha homeopata, e realmente sinto q as "poções mágicas" estão me ajudando, "me segurando" nessa fase!!!! Qdo a gente se contraria muito, o inconsciente acaba resistindo e no corpo começa aparecer as doencinhas: um resfriado daqui, dor de garganta dali, dor de cabeça, alergia....
    Mas olha, tudo vai passar...tenho certeza que tudo vai melhorar!!! Acreditar que tudo já está melhorando....

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua que um ano e meio passam em um piscar de olhos, pode não parecer, mas quando chegar no final você vai sentir isso e talvez até sinta saudades... rs...

      O caminho realmente é árduo e a única certeza que tenho é do acerto de cada coisa que acontece por pior que possa parecer no momento.

      Estou com um probleminha com a homeopatia que adoro! O Pedro é resistente em determinados momentos da vida e voltou essa resistência para a homeopatia, por isso estou tentando o tratamento com o osteopata, vamos ver no que dá.

      Beijos

      Excluir
  7. Eu de novo: sempre converso com uma amiga que diz q a pior sensação do mundo é a de "não ter saída", mas conforme o tempo vai passando, vejo q esse pensamento é uma ilusão, porque as coisas vão acontecendo ( porque não ficamos parados e nos esforçamos tbm, como podemos)...
    Então tudo tem um jeito de acontecer, sempre há uma saída...na hora certa vai aparecer a resposta, mesmo que pensamos que aquela não foi a melhor saída, as coisas mudam, a vida vai acontecendo...não há mal que dure eternamente...
    Gosto de pensar assim tbm...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, não ter saída... como é comum nos sentirmos assim! No final concluímos que aquele era o caminho e a experiência necessária, logo, o jeito é levar a vida de forma mais leve aceitando o que acontece.

      Beijos

      Excluir