sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ar condicionado... sim ou não ou mais ou menos?

A pessoa aqui acabou de se dar conta de que o verão está chegando nesse apartamento com sol da tarde e todo o conforto do calor que era no inverno vai se transformar talvez em um inferno.

Pois bem. Vem o rapaz arrumar a geladeira e diz que instala ar condicionado, peço para olhar os locais e só temos local para instalação correta na suíte, precisamos ainda de um quarto e da sala, para isso precisaremos quebrar paredes e o forro de gesso, ou seja, quebrar o apartamento todinho, lidar com concreto e com gesso em um local onde o povo tem uma rinite terrível somado ao fato de que o Pedro já avisou que vai surtar porque não suporta sujeira.

Somente dois dias, senhora! Concordo! Dois dias e depois terei uma casa agradável para todo o sempre que permanecer nela. O calor de Londrina é literalmente insuportável!

Chamei outro instalador e a mesma conversa. Ficou de passar orçamento dos aparelhos, ligou uma moça passando de quatro máquinas:

- Senhora, se quero colocar em três cômodos porque preciso de quatro máquinas? E, mais, porque 18.000 btus na sala se esse local é minúsculo? 12.000 na sala e 9.000 nos quartos!
- Ok, o rapaz passou errado, vou refazer o orçamento e lhe retorno!

Não retornou. Liguei para outra empresa que um dia vai retornar para dizer se pode vir! Ok!

Sempre penso que as coisas acontecem na hora certa e por isso não estou insistindo.

E o papel de parede e espelho do quarto da Izabel? Talvez perca os dois porque o dreno pode estar embaixo do espelho, se não estiver perco somente o papel de parede.

Sorte que na sala olhei, olhei, tenho planejado o que quero e ainda não executei, pois nesse caso também perderia mais espelhos e papéis de parede. 

Pensei que a construtora tivesse deixado tudo no jeito para a instalação, ledo engano, precisamos de paredes quebradas e já estamos morando. Poderia ter feito antes de mudar acaso soubesse da situação!

Ontem à noite fui até o shopping com o Pedro comprar uns conectores para ele inventar alguma coisa e em uma das lojas havia um condicionador de ar portátil que parecia funcionar.

Alguém já usou esses portáteis, será que dá para "quebrar um galho" ao invés de quebrar a parede? Seria uma solução melhor ou terei que enfrentar o caos?

10 comentários:

  1. Apenas uma perguntinha básica: estás orçando aparelhos de ar condicionado antigo ou os atuais Split???? Estes (split) não te farão muitos estragos. Apenas um buraquinho onde passam os fios e encanamentos.... apenas isso.

    E os aparelhos antigos estão com os dias contados (os que precisam de uma janelinha bem grandinha pra serem instalados).....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu Valdemar... rs... para colocar na sala e quarto da Izabel é preciso que a água seja escoada para a sacada do meu quarto que é o único lugar onde é permitida a colocação das máquinas... não pode ser colocado dreno em nenhum outro lugar por proibição do próprio condomínio e construtora...

      O split não causa muitos estragos em casa porque colocamos a máquina no telhado ou parede sem qualquer normatização coletiva, entretanto, para colocar por aqui vou ter que quebrar paredes e teto de gesso, não há outra solução!!!

      Ai ai ai... o que eu faço?

      Excluir
  2. Que tal experimentar um climatizador de ar da Consul? Vc põe água gelada nele, ou mesmo pedras de gelo, e o ambiente fica ultra fresquinho.
    Ele tem a função umidificador, que é ótimo para esse clima seco.
    Ainda não possuo, mas esta seria a minha escolha. Além de vc poder carregá-lo para onde for.
    A vó Ruth tem, e eu namorei muito esse modelo na casa dela.
    Um ar condicionado convencional, nem de graça eu quero. Acordo com dor de garganta, e meu filho com o nariz mais entupido que nunca.

    Sei lá, vá numa loja pesquisar, pergunte para quem tem, pense bem antes de mexer com as paredes que estão quietas.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, querida, é verdade: as paredes estão quietas!!! Conversei com os vizinhos no dia reunião e aqueles que colocaram reclamaram que o teto e as paredes não ficaram boas após a instalação... vou verificar sua sugestão!

      Beijos

      Excluir
  3. Ziula, já com medo do verão (odeio calor), comprei um climatizador de ar da Electrolux, já que o ar condicionado causaria muita dor no bolso e na cabeça para a a instalação também.
    Já testei o climatizador em um dia de muito calor e ele não deixa o ambiente todo fresquinho, não. Claro que fica muito melhor do que com apenas um ventilador, mas é bem inferior ao ar condicionado. Outro ponto negativo dele, é que ele pesa singelos 7,5kg e com água e gelo esse peso aumenta muito. Tem rodinhas e é portátil, mas é “daquele jeito”. Ainda não me acostumei com esse “trambolho” que não cabe em lugar algum! rsrs
    Enfim, faz um mês que comprei e ainda estou a pensar se foi um bom negócio ou não! Vamos ver se quando usá-lo todo dia no verão, vou passar a amá-lo! rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaelle, certa vez comprei um aquecedor a gás, excelente, exceto pelo fato de que pesava mais do que eu podia ficar arrastando.... rsrsrsrsrs...

      Estou pesquisando outras marcas de climatizador e inclusive um que não precisa gelo também não precisa retirar a água de tempos em tempos, é um pouco mais caro, mas evitaria o transtorno da manutenção e também evitaria quebrar as paredes (já um apartamento onde estava sendo colocado o ar aqui no prédio e estava todo demolido... rs)...

      Vou fazer a pesquisa e depois coloco por aqui.

      Quantos btus tem seu climatizador?

      Abraços

      Excluir
    2. Oii Ziula, fiquei uns dias sem internet, por isso não respondi. Agora vi que optou pela instalação do ar... Que trabalheira, mas no final vale a pena!
      De qualquer forma o meu climatizador é esse modelo: Climatizador de Ar Electrolux Quente/Frio 3 Vel - Aquecedor/Ionizador/Purificador/Umidificador CL07R

      Abraços

      Excluir
    3. Menina, se arrependimento matasse, mas agora não tenho como voltar e tudo em casa está cheio de poeira... tudo literalmente... até dentro dos armários...

      Excluir
  4. Vejamos, eu sou totalmente suspeita para falar sobre ar-condicionado pois não viveria sem, em absoluto consigo ficar num lugar com ventilador num calor de derreter, então, por precaução, tenho de todos os tipos...kkk

    Os de parede acho que hoje em dia estão em desuso, mas tanto na casa da mãe quanto na minha em POA são assim e não morro por causa do barulho, ele até me faz dormir. Agora sem ficaria numa insônia.

    Em Gtí temos um Split comprado em Jaguarão que estava muito barato, na época menos de 300 U$ e o dólar estava mais baixo que hoje em dia, aquele é uma maravilha pelo silêncio, nem parece que tem nada ligado. A instalação que foi mais cara, uns preços proibitivos, fui procurar no mercado livre um instalador e dai saiu a metade do preço dos que tinha visto, ainda assim achei meio caro, foi mais da metade do preço do aparelho, mas os outros seriam mais caros que o aparelho em sí, dai ia eu fazer um buraco lá e depois ver o que acontecia..rs

    Em SP temos um portátil, o prédio não tem buraco nem nada, e é alugado, dai era o único jeito pois quando sairmos daqui levamos nosso robozinho para o RS. Ele é barulhento, pesadinho, tem que instalar numa janela ou porta, vem com os acessórios para tanto, mas não é tão portátil como se imagina, entretanto, é indispensável a meu ver e não viveria sem esse robô.

    Sei que tem gente que consegue. Eu tenho aversão ao calor. Nem gosto de parar na casa dos outros porque faço esse fiasco se não tem ar. Numa casa de verão dos meus tios uma vez eu fiquei muito inconformada por não ter ar (se dissessem eu nem teria ido até lá), dai ele ficou muito brabo e queria me mandar no avião de volta. A filha dele , ano passado, disse que eu já podia visitar ela pois tinha comprado um ar. É meio característica que fica pra sempre sabe..rs, ela não deve ter esquecido aquela vez, provavelmente nem meus tios..rs.

    Quanto ao barulho, sujeira... se tudo fosse perfeito seria uma maravilha né, num passe de mágica resolver um monte de coisa, mas não é assim. Só curioso que se a construtora “proíbe”, ela deveria igualmente deixar uma pré-disposição para instalações, o condomínio sim pode fazer essas regras mas mesmo assim dai tem que ter preço inferior para quem faz, foi o que aconteceu no meu quando obrigaram a comprar aqueles protetores de ar condicionado, saia menos que comprar isoladamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao seu calor nem vou dizer nada... gaúcha mesmo!!! rsrsrsrs por aqui com a Izabel que se diz gaúcha de coração não é diferente!!! Eu já não sinto tanto como ela!

      Detesto aqueles aparelhos de parede, nem cogito, se precisasse optar entre os dois iria de split mesmo! E instalação tem preço para todos os gostos, mas todos sem exceção mencionam a necessidade de quebrar parede e abrir buracos no teto quebrando o gesso... logo, depois vem o gesseiro e alguém para arrumar a parede.

      O portátil seria para o quarto da Izabel e certamente não ficaria passeando pela casa... no meu quarto é possível instalar sem muita sujeira, pois está pronto, ficaria a questão da sala, mas nem é minha prioridade a sala.

      Na realidade interpretei o projeto que recebi da construtora como Poliana... "drenos" e indicação dos locais... só que a água precisa sair e aí o bicho pegou porque tem que ligar os drenos da sala e do quarto da Izabel na minha sacada, somente está pronto no meu quarto...

      Ai ai ai de novo!!!

      Agora fala pra mim se o portátil substitui o split em termos de aliviar o calor...

      Excluir