quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Brigar por antecipação...

Quantas vezes você já brigou com alguém por algo que achava que ia acontecer e depois a coisa toda nem se concretizou?

Não lembro de muitos fatos passados, mas dois me chamaram a atenção nos últimos nove meses.

Tinha birra com uma pessoa por razões inconfessáveis. Sim, de vez em quando ainda acontecesse isso em razão do meu estágio evolutivo. Resultado? Ela veio pedir um favor que não era nada absurdo e neguei veementemente dizendo que outra pessoa receberia o que ela estava pretendendo por isso, isso, isso e aquilo. Tenso! Ocorre que a situação não se materializou e nem uma pessoa nem outra mudaram a posição no jogo de xadrez que é a vida.

Agora, há pouquíssimo tempo, conversei com uma pessoa sobre a intenção de não fazer uma mudança. Depois, em razão de fatos supervenientes, cogitei fazer a tal mudança e isso bloquearia a possibilidade da pessoa. Resultado? Uma pessoa muito próxima do pretendente veio com o dedo em riste no meu rosto como seu eu não tivesse a possibilidade de mudar de idéia, fato extremamente desagradável e em local público. Pois bem. Hoje fiquei sabendo que a pessoa não conseguiu ir para o lugar que queria em razão de outro ter assumido o local e eu nem mesmo materializei pedido para alterar minha vida mais um vez e, mesmo que o tivesse feito, de nada adiantaria.

O que quero dizer com isso? Que passamos muito estresse, arrumamos encrenca com as pessoas, criamos inimizades ou abalamos supostas amizades (sim, amizades que se abalam são somente ilusões de ótica), por antecipação e acreditando em situações sobre as quais não temos o menor controle.

Então, Dona Ziula, um conselho, e se conselho fosse bom não se dava e sim se vendia, muita hora nessa calma, não se antecipe à vida, aguarde o que o universo vai oferecer, pare de sofrer e de fazer outras pessoas sofrerem por fatos que podem apenas ser suposições sem qualquer possibilidade de virem a se tornar realidade.

Aguardar os acontecimentos para depois comunicar decisões ou mesmo para futuramente aparar as arestas!

Penso que aprendi a lição!!!

7 comentários:

  1. Ih, convivo com gente assim todos os dias. É a teimosia em pessoa. Me irrita, me suga energia, dá uma preguiça...A gente é otimista com um passinho pra frente, eles são pessimistas e nos puxam dois passinhos pra trás.

    Ainda ontem ocorreu um fato com o meu marido. Rodamos o centro da cidade para estacionar o carro na rua. Era coisa super rápido. Não tinha vaga próximo ao local onde iríamos. Ele começou a ficar irritado e a reclamar. Eu (mulher) vi um casal com cça de colo se dirigindo ao carro. Fiz as contas rapidinho, pedi para que desse a volta na Matriz e aí acharia uma vaga.
    Escutei o ó...que é melhor dirigir sem mim, que sou otimista demais...e por aí foi.

    Como eu previa, foi o tempo do rapaz acomodar a cça na cadeirinha, entrar, por o cinto, dar a gorjeta e pimba...dar a ré e nos dar a vaga.

    Chupa essa manga, marido!
    Ele gastou energia e saliva á toa.

    ***Não entendo como alguém pode te tratar com tanta rispidez.

    Beijos e flores!

    ResponderExcluir
  2. Ops!! Esqueci de trocar de usuário. Fábio é o meu filhote.

    Beijos

    Zilda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, existem pessoas que quando querem as coisas agem como crianças birrentas, batendo o pé e fazendo tendo um tipo de comportamento lamentável. Fazer o que, não é mesmo? Alguns seres humanos são assim. Confesso que o desfecho da história foi bem engraçado porque inesperado por todos os envolvidos e frustrante para alguns que já tinham traçado um trajeto que sequer lhes pertencia... rs

      É preciso realmente agir com calma e traçar um caminho mais leve.

      Beijos

      Excluir
  3. Hahahaha aconteceu isso comigo semana passada!!! Eu já estava com a resposta pronta para a pessoa, mas daí qdo eu fui averiguar ( e fiz isso como quem não quer nada, numa simples perguntinha...) vi que não era nada demais e que realmente não era um pedido para me explorar....então ok...
    Mas eu já tinha sofrido por antecipação...serviu de lição para mim tbm...
    O bom é q averiguei a situação com calma ( pelo menos aparente) e não explodi com a pessoa....

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, é isso que precisamos... averiguar, verificar as possibilidades e depois agir, penso que aprendi a lição.

      Beijos

      Excluir
  4. No meu prédio há umas semanas atrás, um cara entrou junto com o carro de um morador, roubou o carro e etc. Assim que trocaram o segredo de todos os controles e como eu ia viajar novamente, deixei o meu pra o zelador trocar.

    Nessa quinta, chegando de viagem, fui sair, já com o controle de segredo trocado, e no voltar não abria. Fiquei furiosa, liguei pra sindica pedindo o celular do zelador, dai liguei, fui muito grossa e ele foi correndo abrir. Eu já estava com o discurso pronto e dai ao sair do carro ele foi lá na minha vaga me levando o controle dele, pedindo desculpas e dizendo que ia ver o problema do meu.

    Dei uma exagerada na grosseria, deveria ter sido mais paciente, é que é difícil né? Ainda mais em se tratando de segurança. Nem sempre dá pra manter o equilíbrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de viajar, mais precisamente no domingo, aconteceu isso comigo também e juntando todos os ensinamentos da semana penso que passarei a agir diferente.

      Cheguei de Cornélio oito horas da noite, tenho duas vagas de garagem e uma estava ocupada por um carro desconhecido. Liguei na portaria e nem vou contar o discurso que fiz. Descendo do meu carro me dirigi ao carro intruso, abri a porta e encontrei impressas as informações da corrida que meu filho havia participado naquele dia... pois bem, e resumindo, ele emprestou a vaga para um amigo! Paguei mico! rs

      Excluir