domingo, 16 de junho de 2013

Quando os filhos se encaminham...

Tinha uma amiga, hoje acho que nem tão amiga assim, que vivia me criticando por cobrar valores emprestados ao meu filho mais velho, achava que tudo tinha que ser uma espécie de presente.

Meus filhos estão acostumados com isso, o que é presente é presente e o que é empréstimo é empréstimo.

Nunca rompemos a confiança nesse aspecto. Às vezes rimos muito, porque um irmão quer devolver centavos para o outro porque retirou do cofre em uma emergência.

Pois bem. A Izabel tem mesada e deve se virar com ela para as despesas do dia a dia e alguma coisa que queira e eu não possa atender. Roupas e sapatos normalmente compro, mas sempre dentro de um orçamento determinado e observada a estrita necessidade.

Mês passado ganhou um pouco a mais como prêmio, todo o compromisso que ela estava cumprindo de forma muito responsável, faculdade, estágio, academia, trabalhos. Ela ficou surpresa e falou: "nossa!!! estou me empenhando tanto assim???". Respondi positivamente e que todo esse esforço devia ser valorizado.

Em razão dos jogos ela ia ficar me devendo e sugeriu pagar parcelado e não me opus. 

Hoje ela resolveu que queria pagar todo o valor, que não era muito, de uma só vez para não ficar com pendência e porque não gostava de ficar devendo.
 
Fiquei feliz. Penso que a lição financeira número "1" ela aprendeu e agora é só continuar praticando!!!

2 comentários:

  1. Minha sogra também cobrava alguma coisa que tinha emprestado dos filhos e eu quando entrei na família achava muito estranho pois na minha nunca teve disso.

    Resultado: Os filhos dela são muito mais responsáveis e equilibrados desde sempre com dinheiro, sempre dando os passos de acordo com as pernas mas sempre rumo ao progresso, cada vez mais e às vezes a galope enquanto na minha sempre fomos estagnados, melhorando agora mas ainda longe de um ideal.

    Se tu ensina o valor e o filho vê que dinheiro é bem difícil de ganhar, não fica gastando com besteira nem dando pouco valor. Hoje eu sei como se dá valor mas já fui daquelas que achava que caia do céu..rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil, mas necessário: suportar a decepção dos filhos quando as coisas não saem como eles querem e você até teria condições de atender e sabe que o melhor é não atender... rs

      Excluir